Concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí) oferecerá 100 vagas para ensino médio completo
O edital do concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí) tem uma nova previsão de publicação. Segundo o Portal de Notícia do Piauí – GP1, o relações públicas da Corporação, tenente-coronel José Veloso, confirmou que o edital deverá sair até meados de agosto.
Concurso Bombeiros PI
Antes, a previsão era de que o edital seria publicado ainda neste mês. Porém, após o aumento no número de vagas de 60 para 100, algumas alterações serão feita no edital, sendo este o motivo do atraso do prazo estimado.
Sobre isso, o tenente-coronel Veloso informou ao GP1:
“O edital do concurso tem todo um processamento e teremos que refazer o contrato com a Nucepe, por isso a previsão é de que o edital seja lançado no segundo semestre desse ano.”
Mais informações
O novo concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí) oferecerá 100 vagas imediatas para o cargo de soldado, além de formação de cadastro reserva. A banca organizadora é o Nucepe – Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí.
Contudo, para concorrer ao posto de soldado é necessário possuir ensino médio completo, ter idade entre 18 e 30 anos (até o final do prazo de inscrições), altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. O salário inicial é de R$ 3.294.
Fases do processo seletivo
Além disso, já é certo de que a seleção será realizada por meio de cinco fases, da seguinte maneira:
- provas escritas;
- avaliação psicológica;
- exames de saúde;
- testes de aptidão física;
- investigação social.
Como foi a última seleção
O último concurso Bombeiros PI para soldados ocorreu em 2017. Na ocasião, foram oferecidas 110 vagas, sendo 100 para homens e dez para mulheres. À época, a banca organizadora foi o Nucepe.
Por fim, a seleção também contou com cinco etapas, como confirmado para o novo edital. Já a prova objetiva foi formada por 60 questões, da seguinte maneira:
- 12 questões de língua portuguesa;
- 10 questões de matemática;
- 6 questões de química;
- 6 questões de física;
- 6 questões de noções de informática;
- 10 questões de legislação institucional;
- 10 questões de noções de direito.
*Foto: Reprodução