Comércio de Serra Negra poderá fazer atendimento presencial com até 40% da ocupação total a partir desta sexta-feira (9); bebidas seguem em vigor até dia 15 de julho
A partir desta sexta-feira (9), a prefeitura de Serra Negra volta a estender a lotação e o horário de atendimento presencial e ao público nos comércios. Sendo assim, a economia local retoma aos poucos as perdas dos últimos tempos. De acordo com o decreto nº 5.256, os estabelecimentos estão autorizados a utilizar 40% da ocupação total. Mas desde que cada setor respeite os períodos de funcionamento pré-determinados pela administração municipal. As medidas seguem em vigor até dia 15 de julho, segundo a publicação.
Comércio de Serra Negra
Sendo assim, os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como lojas de agropecuária, material de construção, material elétrico e hidráulico, pet shops, entre outros, podem operar com 40% da lotação, das 7h às 17h. Conforme a publicação, todos os comércios da estância deverão autorizar a entrada de apenas uma pessoa por família ou compra.
Segundo a determinação municipal, os comércios do setor alimentício, como bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias, podem operar com 40% da ocupação, com atendimento de segunda a domingo, até às 22h, respeitando o máximo de quatro pessoas por mesa. Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos está permitido e o serviço de entregas delivery dos alimentos e bebidas pode ser realizado até às 23h.
Dois horários de funcionamento para o comércio de Serra Negra
Além disso, os comerciantes poderão optar entre dois horários de funcionamento. Sendo assim, eles podem escolher entre: 10h às 18h ou das 11h às 22h. Contudo, os estabelecimentos devem fixar em sua entrada uma placa com o horário de atendimento escolhido, seguindo as exigências estabelecidas no decreto.
A prefeitura afirma ainda que os comércios que não informarem o horário de funcionamento deverão atender ao público de segunda a domingo, das 11h às 22h.
Controle de filas de espera
Em relação ao controle de filas de espera, mesmo que aconteçam fora do estabelecimento, é de responsabilidade do proprietário do comércio. Assim como a fiscalização do uso de máscara facial. Já os focos de aglomeração e consumo de alimentos e bebidas nas filas estão proibidos.
40% de ocupação
Podem funcionar com 40% de ocupação, das 10h às 19h, os seguintes estabelecimentos:
- Lojas;
- comércio varejista;
- floriculturas;
- relojoarias;
- lojas de conveniência;
- galerias;
- lojas de paisagismo e jardinagem;
- joalherias;
- lojas de roupas;
- calçados, tecidos;
- aviamentos;
- confecções;
- brinquedos;
- suplementos;
- cosméticos;
- laticínios;
- cafeterias;
- sorveterias e similares.
Capacidade reduzida
Por outro lado, o atendimento presencial em supermercados, mercados, padarias, açougues, hortifrutigranjeiros e similares deve obedecer a capacidade reduzida de 40%, com funcionamento das 6h às 20h. No próximo domingo (11), esses comércios estão autorizados a funcionar até às 13h.
Oficinas
Já as oficinas mecânicas, autoelétricas e funilarias não poderão exceder à entrega do veículo para o conserto. Ou seja, está proibida a permanência de clientes nas dependências.
Transporte de turismo
Por fim, o decreto municipal nº 5.256 ainda proíbe a circulação e permanência de veículos de turismo, tais como vans, ônibus e micro-ônibus, durante o feriado prolongado, comemorado a partir desta sexta-feira (9). Apenas os transportes de passageiros com reserva de hospedagem em Serra Negra poderão circular. Segundo a publicação, a proibição segue vigente no sábado (10) e no domingo (11).
*Foto: Divulgação