Combate à dengue no Goiás contam com equipes que supervisionam visitas em residências, além de fazerem a manutenção de equipamentos de controle químico e oferecem apoio às prefeituras
O tempo seco agrava também os casos de dengue no estado de Goiás. Sendo assim, equipe da Secretaria da Saúde (SES) intensificam visitas técnicas aos 246 municípios do estado para o monitoramento e supervisão de ações de combate ao Aedes aegypti. O objetivo é reduzir o aumento de ocorrências da doença, bem como da chikungunya e zika na estação chuvosa. Desde janeiro, foram 405.653 notificações de dengue, com 361 mortes confirmadas.
Combate à dengue no Goiás
Além disso, o combate à dengue no Goiás envolve esforços com os gestores municipais a fim de preparar as cidades antes do início do período chuvoso, evitando assim novas epidemias, como aconteceu durante os meses de novembro de 2023 a abril deste ano. O trabalho conjunto começou em junho e seguirá até o mês de dezembro.
Manutenção dos equipamentos
Outro fator de destaque é a manutenção dos equipamentos de controle químico. Isso porque a SES conta com um estoque de peças a fim de garantir as boas condições das máquinas e seu uso adequado pelos municípios. E ainda oferece ferramentas para a identificação de zonas prioritárias, como depósitos clandestinos de recicláveis, prédios abandonados, lixões a céu aberto e terrenos baldios.
Atenção especial em municípios com baixa adesão
Por outro lado, as prefeituras onde há baixa adesão dos gestores receberão atenção especial. O intuito é sensibilizar e pedir o apoio do prefeito, do secretário municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, entre outras entidades, para a mobilização e incremento das ações.
Vacinação
Em julho, a SES distribuiu 57.932 doses da vacina Qdenga contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes foram repassados aos 246 municípios goianos para a aplicação da primeira e segunda doses. Atualmente, a Qdenga está disponível para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos.
Desde o início da imunização, já foram distribuídas 342.960 doses. A primeira dose da vacina foi aplicada em 167.499 pessoas. No entanto, apenas 38.002 usuários retornaram para a aplicação da segunda dose. Vale lembrar que a imunidade só é garantida após as duas etapas.
Fonte: Foto de meepoohyaphoto na Freepik