Alunos do Marista Glória realizam a campanha # SangueMaristaGlória até o dia 29 de julho
O mês de julho, que antes da pandemia era caracterizado como período de férias escolares e já ocorria queda de 50% nas doações de sangue, com o avanço da doença esse índice despencou. Com isso, os estoques de muitos estados brasileiros estão ainda mais baixos e geram constante preocupação.
Apesar de toda divulgação das instituições coletoras, em relação ao aumento da higienização, limpeza dos espaços e agendamento para doação segura, livre do contágio de Covid-19, os estoques seguem em baixa.
Em decorrência da pandemia, os hemocentros de todo o Brasil também adotaram medidas específicas para garantir a segurança dos doadores. É o caso das unidades gerenciadas pela OS Pró-Saúde no estado do Pará, com campanha iniciada no fim de maio. Tanto em seus centros como em outras instituições espalhadas pelo país, a doação pode ser feita mediante agendamento de horário, a fim de evitar aglomerações. Além disso, as salas de espera foram adaptadas para elevar ainda mais a distância entre os doadores.
Campanha de doação do Marista Glória
Com o propósito de ajudar a aumentar o volume de sangue dos hemocentros de São Paulo, os alunos do Colégio Marista Glória, situado na região central da cidade, estão promovendo até o dia 29 de julho a campanha #SangueMaristaGlória.
A iniciativa integra a programação do Festival Champagnat, tradicional evento Marista. A ação, idealizada pelo Núcleo de Pastoral do Colégio, promove atividades esportivas, culturais e sociais, com foco na fraternidade e na solidariedade. No caso da campanha, as atividades serão realizadas como em uma gincana e contará pontos para as turmas que mais doarem sangue.
Todavia, voluntários da capital paulistana também poderão ajudar nesta iniciativa do Marista Glória. Para fazer isso, basta ir a uma instituição coletora e apadrinhar uma turma. Em seguida, encaminhe ao colégio o comprovante de doação de sangue e/ou fotos, além da indicação da equipe escolhida. O contato pode ser feito através deste e-mail.
Quem pode doar
- Pessoas com boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar com o corpo descansado (ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (não é para fazer jejum e também evitar alimentação gordurosa duas horas antes da doação);
- Levar documento oficial com foto (obrigatório).
Alguns locais para doação de sangue em SP
Banco de Sangue de São Paulo
Unidade Paraíso (Nova Unidade Brigadeiro). Rua Tomás Carvalhal, 711 – Paraíso. Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 17h, e sábado, das 08h às 16h. Contato: (11) 3373-2050 | (11) 3373-2000. Estacionamento grátis durante a doação no Matsubara Hotel (Conveniado): R. Tomás Carvalhal, 480.
Unidade Hospital Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1450 – Vila Clementino. Atendimento: Segunda a sábado, das 08h ao 12h. Contato: (11) 5080-4435. Estacionamento grátis no local.
Colsan Sociedade Beneficente Coleta Sangue
11 postos de coleta com endereços no site oficial. Telefone: (11) 5055-1250.
Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo
Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar – Cerqueira César – São Paulo.
Posto Dante Pazzanese: Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – São Paulo. Telefone: 0800 55 0300.
Banco de Sangue Paulista
Unidade Central – Vila Nova Conceição: R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 – 5º, 14º, e 15º Andares – Vila Nova Conceição. Telefone: (11) 3048-8969 (tronco).
Instituto Hospital Oswaldo Cruz – banco de sangue hemoterapia
Rua Treze de Maio, 1815 e Rua João Julião, 331. Paraíso – São Paulo – SP. Telefone: (11) 3286-7372