Cidade mais confiável para investir
Economia

Cidade mais confiável para investir: Niterói lidera, diz S&P

Cidade mais confiável para investir teve a nota brAAA na escala global, que é o melhor índice entre as avaliações públicas feitas pela agência internacional de classificação

Recentemente, a cidade de Niterói alcançou a nota brAAA na escala global, que é o melhor índice entre as avaliações públicas feitas pela agência internacional de classificação de risco Standand & Poor’s. Contudo, para manter o grau de investimento da brasileira, a S&P ressaltou a perspectiva estável do município com base na análise de diversos atributos da economia niteroiense. O relatório divulgado este ano pela agência mostra que “políticas fiscais prudentes lhe permitirão enfrentar choques com consideráveis reservas de liquidez”. Além disso, nenhuma outra cidade do Brasil conquistou a nota máxima.

Cidade mais confiável para investir no Brasil

A S&P analisa desde 2018 a situação financeira e fiscal do município, o que reforça a transparência fiscal e das contas da cidade. Sendo assim, Niterói tem se mantido como a cidade mais confiável para investir no Brasil diante da maior nota entre entes públicos do país. A agência prevê ainda que a economia de Niterói continuará a crescer nos próximos 12 a 18 meses.

Relatório

Segundo o relatório da agência:

“A perspectiva estável baseia-se em nossa expectativa de que a economia da cidade continuará a crescer, enquanto Niterói mantém políticas sólidas e forte desempenho financeiro em um cenário desafiador para os governos locais e regionais brasileiros.”

O documento também ressaltou que a economia de Niterói cresceu mais rápido do que a de outras cidades brasileiras, e é relativamente mais próspera e tem melhor infraestrutura de saúde.

Políticas fiscais da cidade

Já para o prefeito Axel Grael, tal nota significa alcançada uma aprovação das políticas fiscais da cidade.

“O mais alto grau de investimento pela S&P mostra que Niterói continua a buscar a responsabilidade fiscal e a capacidade de investimentos para a população.”

Ele disse ainda:

“Mantemos uma gestão pública responsável desde 2013 e esse trabalho vem sendo reconhecido pelas instituições independentes. Mais uma vez, a agência internacional de classificação de risco mostra o maior nível de credibilidade e confiança da gestão da cidade. Ao analisar este relatório, potenciais investidores têm um quadro bastante claro da situação fiscal e das perspectivas extremamente positivas de Niterói para os próximos anos. Esse resultado reflete os últimos 10 anos de responsabilidade fiscal e boa gestão dos recursos públicos.”

FER

Por outro lado, a agência de classificação de risco destacou a importância da criação do Fundo de Equalização de Receita (FER), a chamada Poupança do Royalties, instituída por lei em 2019, ainda no governo Rodrigo Neves. O saldo do Fundo hoje é de R$ 769 milhões.

“Como exemplo de medidas preventivas tomadas para mitigar os riscos de volatilidade  da  receita está a criação de um fundo de estabilização a partir dos royalties  do petróleo. Niterói é um dos poucos municípios do  estado do Rio de Janeiro que criou esse fundo e pagou  antecipadamente  sua  dívida”, escreveu a S&P. “Graças às suas reservas fiscais, Niterói superou os desafios fiscais e econômicos impostos pela Covid-19. Para amenizar  o impacto da pandemia  nas empresas e famílias, a cidade diferiu a arrecadação de impostos, desembolsou  pagamentos  para  a população  vulnerável e aumentou os gastos com saúde. Niterói sacou seu fundo de estabilização parcialmente para cobrir medidas anticíclicas e de contenção. Desde 2020, o valor do fundo de estabilização se recuperou  e está atualmente em seu nível mais alto, graças ao forte aumento  dos preços do petróleo.”

Sobre a Standand & Poor’s

A Standard & Poor’s classifica todos os países do mundo, governos e as empresas mais relevantes em um sistema de notas que vai de D a AAA. A graduação mais baixa é a D, localizada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+, que formam o grupo especulativo.

Já as notas do grupo de investimento começam com a nota BBB-, considerada juntamente com BBB, BBB+ a qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA.

Ratings

Por fim, os ratings de crédito expressam a análise da agência sobre a capacidade e a vontade de uma instituição – seja uma empresa ou um governo estadual ou municipal – de honrar suas obrigações financeiras, integralmente e no prazo determinado. Diversos investidores usam esse índice como parâmetro para avaliar os riscos de investir em determinada cidade, por exemplo.

*Foto: Reprodução/Flickr (Silvano Rodrigues)

Postagens relacionadas

Setor naval de Niterói cresce 87% em meio à pandemia

Município Assessoria

Finanças das empresas: Consultorias podem otimizar o fluxo

Município Assessoria

Nota Paraná impactou mais de R$ 2 bilhões em 6 anos de programa

Município Assessoria

Volume de serviços no MS cresce 2,3%

Município Assessoria

Evento Laranjeiras Sorri promove arte e descontos em lojas do bairro carioca

Município Assessoria

Recuperação do grupo Metodista: Justiça acata pedido e derruba liminar

Município Assessoria