Cidade de Guaçuí: Exposição de fotografias revela o cotidiano da região
Cotidiano

Cidade de Guaçuí: Exposição de fotografias revela o cotidiano da região

Cidade de Guaçuí será revelada para muitas pessoas que residem no município através das lentes do fotógrafo Júlio Costa

Na semana passada entrou em cartaz a exposição Janelas da Cidade: Guaçuí Cores e Vidas. Trata-se de uma mostra que reúne 20 obras do fotógrafo Júlio Costa, em tamanho 45×30 centímetros. Desta vez, o tema é o cotidiano do município. A exposição segue em cartaz até 29 de maio, na Galeria Zélia Viana de Aguiar, no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí.

Mostra sobre a cidade de Guaçuí

A exposição sobre a cidade de Guaçuí é fruto de um experimento no qual o fotógrafo explorou o cotidiano da região, capturando sua arquitetura e as pessoas que nela habitam. O propósito deste trabalho fotográfico foi retratar a diversidade da comunidade com equidade, por meio de imagens espontâneas transformadas em preto e branco.

Tipo de abordagem

Além disso, segundo Júlio Costa, a ideia foi abordar a totalidade da experiência humana, em que todas as cores se convertem em tons de cinza. Tudo isso por meio de janelas, sorrisos e olhares que ganham uma nova vida na forma de enxergar a vida nesta região do Espírito Santo. O fotógrafo também deixa claro o quão importante é revelar que as diferenças entre as pessoas é para evidenciar que todos são iguais na essência.

Por que em preto e branco?

O fotógrafo explica que imagens em P&B (preto e branco) representam a totalidade e, ao mesmo tempo, a ausência, o que reforça a unidade que conecta as pessoas como seres humanos. Portanto, as pessoas que forem visitar a mostra poderão refletir sobre a humanidade compartilhada e a beleza que mora na simplicidade da vida cotidiana.

Recursos para a exposição

A exposição conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e também com recursos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, da Prefeitura de Guaçuí, dentro do programa de coinvestimento Fundo a Fundo da Cultura.

Serviço:

Exposição “Janelas da Cidade: Guaçuí Cores e Vidas”
Com fotografias de Júlio Costa
Quando: de 16 a 29 de maio
Visitação: das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local: Galeria Zélia Viana de Aguiar, no Teatro Municipal Fernando Torres, Guaçuí
Telefone: (28) 3553-2826

*Foto: Reprodução/https://www.flickr.com/photos/jeptan/6103116379/in/photolist-bmedeD-R9ZjuY-PYNTTP-RdrRmX-aij4St-gbjcot-ad5HGt-bme5pn-4K4D8K-RdrNwD

Postagens relacionadas

UPAs de Maceió: casos de síndrome gripal aumentam em mais de 240%

Município Assessoria

Impostos de comerciantes de Jundiaí são reduzidos

Município Assessoria

Páscoa em Niterói: moradores doam meia tonelada de alimentos

Município Assessoria

Detran-DF multa mais de mil condutores nos arredores do Aeroporto

Município Assessoria

Isolamento social faz cair número de passageiros de ônibus em BH

Município Assessoria

Moeda Pet: primeira edição do ano arrecada 185 quilos de garrafas plásticas

Município Assessoria