“A palavra mais próxima do amor é o humor”. A afirmação é de ninguém menos que Orlando Drummond, o Seu Peru da “Escolinha do Professor Raimundo”, que é um dos personagens mais queridos do programa até hoje. Do alto de seus 100 anos, completados ano passado, o ator continua brincalhão.
Para celebrar seu centenário, o humorista vai lançar sua biografia, escrita pelo jornalista Vitor Gagliardo, nesta quinta-feira (23), às 19h, no Espaço Cultural Herdeiros da Vila, no Boulevard Rio Shopping, no Rio de Janeiro.
Centenário de Drummond em livro
Consagrado na TV pelo bordão “use-me e abuse-me”, o ator Orlando Drummond demonstra bastante entusiasmo com o lançamento da obra que conta sua trajetória artística. Além do Seu Peru, o artista também é bastante conhecido no meio da dublagem por emprestar sua voz a grandes personagens, como Alf, o ETeimoso, Popeye e Scooby Doo. Também atuou no rádio e por onde passou sempre gerou este clima de positividade com a qual leva sua vida. Morador do bairro de Vila Isabel, seu biógrafo explica ao jornal O Globo, porque Orlando merece toda esta atenção em seu centenário:
“A expectativa é que Seu Orlando compareça ao lançamento do livro. Ele está lendo a sua biografia e gostando. Pelo menos até agora não puxou a minha orelha (risos). Foi lindo o dia em que lhe entreguei um exemplar. Ele ficou visualmente emocionado. Quem ler essa história de vida vai constatar que, mais do que de um excepcional artista, estamos diante de uma pessoa que se caracteriza pela dedicação à família e ao trabalho e que sabe alegrar quem está à sua volta. Até hoje, ele não perdeu a capacidade de contar piadas.”
Biografia “Orlando Drummond — Versão brasileira”
Na obra “Orlando Drummond — Versão brasileira”, o leitor constrói uma imagem do passado do ator. Nascido em 1919, no bairro de Todos os Santos (RJ), alçou o início da carreira na Rádio Tupi. Em 1951, casou com Glória e atingiu o auge do sucesso apenas na década de 1990, quando Seu Peru virou um fenômeno de popularidade. Sobre isso, o jornalista afirma:
“Lendo o livro, o leitor vai descobrir que Seu Orlando soube aproveitar as oportunidades. Ele começou no rádio como contrarregra, mas nunca abandonou seu sonho de ser ator. Foi reprovado em testes, mas não desistiu. Foi muito especial estar com ele em pelo menos 40 entrevistas, para ouvir as histórias das quais ainda se lembra. Para escrever a biografia, também recorri a pesquisas da imprensa da época e a colegas que trabalharam com ele. Acabei descobrindo coisas que nem a família sabia.”
Passagem desconhecida de sua vida
Em um trecho da biografia de Drummond é relatado que em 1939, quando o ator tinha apenas 20 anos, ele enveredou pelo lado do esporte, ressalta Gagliardo:
“Ele participou de um campeonato de boxe organizado pelo “Jornal dos Sports” usando o codinome Mole Mole. O boxe foi uma das suas paixões.”
O jornalista também conta que o ator e dublador adora caminhar por Vila Isabel, “sempre que sai de casa, é uma festa”.
Fonte: O Globo
*Foto: Divulgação