Carnaval em Ouro Preto terá programação diferente por conta das mostras de artes visuais que ficam em cartaz até dia 2 de março
Por conta da pandemia, o tradicional Carnaval em Ouro Preto terá uma programação diferente neste ano. Em vez das festas de rua, o município terá uma temporada de exposições que ocorre até quarta-feira (2). As ações tem apoio da prefeitura.
Carnaval em Ouro Preto
Ao todo, serão duas exposições, em cartaz na Casa de Gonzaga. A primeira delas, “Bandalheira – 50 anos”, representa a formação do desfile do tradicional bloco de Ouro Preto. E o público terá a chance de ver toda a essência e sátira às bandas militares. Isso porque haverá uma marcha pelas ladeiras da cidade. Porém, de moco rápido e com um ritmo descompassado.
Por outro lado, a segunda mostra, “Cortejos de bonecos personalidade de Ouro Preto”, mistura dois blocos caricatos da cidade: o Zé Pereira dos Lacaios e o Candoguêros. Além disso, ambas representam uma alusão à cultura de cortejo de personalidades que fizeram e fazem parte da construção histórica de Ouro Preto.
Em nota, a prefeitura afirma:
“Muitos são os desafios ainda enfrentados em decorrência do cenário pandêmico vivido pelo país e pelo mundo, sendo assim, para não deixar a peteca cair, como diria o famoso compositor ouro-pretano Vandico, a Secretaria de Cultura e Turismo inaugurou duas exposições que trazem parte da história do carnaval na cidade.”
Homenagens
Além disso, as mostras contarão com homenagens a grandes personalidades da cidade de Ouro Preto, incluindo Tiradentes; Valdir do Rádio; os compositores Vicente Gomes; Jorge Adílio; Edmundo Guedes; e Vandico, reconhecido por muitos como o maior letrista ouro-pretano; Valter “das latinhas”; João “pé de rodo”; e Ninica.
Por fim, Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, a realização da festividade no formato virtual é uma maneira de não deixar o samba morrer na cidade, apesar das restrições por causa da pandemia.
“Muito importante estarmos todos aqui na Casa de Gonzaga para celebrar o carnaval, mesmo que em formato digital. Estamos demonstrando toda a riqueza dessa festa em nossa cidade, que começa com essas exposições e depois com os desfiles das escolas de samba que já gravamos.”
Ele também complentou:
“Quero dar meu abraço a todos os homenageados e dizer que espero que no ano que vem possamos estar festejando na Praça Tiradentes, na Rua São José e em todos os espaços do carnaval.”
Serviço
Exposições ficam em cartaz até dia 2 de março, na Casa de Gonzaga, de terça a domingo, das 8h às 18h.
Todas as informações sobre a programação do carnaval 2022 nos canais oficiais da Prefeitura de Ouro Preto.
*Foto: Reprodução