Em meio a um cenário rodeado por dunas de areia branca, falésias avermelhadas, carnaúbas (árvore típica do Ceará), rio Jaguaribe e o oceano Atlântico. Tudo isto o turista pode encontrar quando for visitar a região de Canoa Quebrada, no Ceará. O local é o cenário mais famoso, do município de Aracati, distante 150 km da capital Fortaleza.
O lugar paradisíaco chega a receber 50 mil pessoas por ano e deseja expandir este indicativo em 20% ainda em 2019, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo.
Expectativa
Esta possibilidade surgiu do momento em que voos regulares para a cidade de Aracati passaram a ser operados pela linha aérea Azul, em fevereiro deste ano. Os voos partem do Recife às terças, quintas e aos domingos, rumo à região de Canoa Quebrada. No entanto, o trajeto faz uma pausa em Mossoró, no Rio Grande do Norte, por ser mais econômico tanto no bolso como no tempo, do que optar em ir para Fortaleza e pegar um transfer de lá.
Além disso, o local pretende se tornar um destino de lazer para ser aproveitado com mais calma, do que apenas um lugar para ser curtido por pouco tempo.
Atrativos naturais de Canoa Quebrada
Canoa Quebrada oferece uma natureza exuberante, com direito a passeio de jangada, onde os turistas ficam sentados em fileiras e são molhados, ao passo que o jangadeiro avança em alto-mar.
O mergulho é outro atrativo para os visitantes, pois a região é cama para esta prática, antes do passeio ser finalizado.
Isso sem contar a possibilidade de andar de buggy ou quadriciclo, que é um das principais opções de deslocamento nas montanhas de areia. Por meio do trajeto, os turistas podem contemplar momentos alegres e divertidos, como a vista da Duna do Pôr do Sol, considerado o melhor lugar para admirar o fim de um intenso dia em Canoa.
Na parte de cima é possível contemplar os enormes piscinões de água, chamados de Viveiros de camarões, pois a região é uma das maiores produtoras deste alimento no país.
Paraíso Arriégua
E no meio do nada da região de Canoa Quebrada fica a lagoa do restaurante Paraíso Arriégua, onde a pessoa pode se acomodar em uma armada dentro da água e admirar os peixes nadando sobre seu corpo.
Além disso, o local ainda conta com a maior tirolesa do Ceará, com 300 metros de descida. Para os amantes de mais adrenalina, também é possível desfrutar de um voo de parapente que sai das falésias. No entanto, sua decolagem depende de condições climáticas favoráveis.
Zona urbana
Ao visitar as barracas de Canoa Quebrada: Chega Mais, Antônio Coco e da Lua, o turista pode se sentir em uma zona mais urbana do lugarejo, que consegue abrigar centenas de pessoas e proporcionar deliciosas sombras de coqueiros, comida farta, bebidas e piscinas.
Já para o pessoal mais da noite, uma boa opção é transitar pela principal via de Canoa, a Broadway e provar o risoto de camarão do Café Habana, ou ainda o frango assado do Pátio Grill.
Segundo recomendações de lá, um visitante não pode ir embora do local sem antes provar o peixe à delícia cearense. A iguaria consiste em um pescado amarelo com molho de camarão, legumes, pirão, que acompanha ainda arroz branco e ovo cozido.
Musicalidade de Canoa Quebrada
Já o bar Caverna promove noites musicais com muito reggae e reggaeton. No espaço, as mulheres de todas as idades ficam à espera de serem tiradas para dançar.
Centro histórico
Para fugir um pouco da praia de Canoa Quebrada, a dica é andar pelas ruazinhas históricas do centro de Aracati, além de conhecer o recém-inaugurado Teatro Francisca Clotilde.
Por fim, a região também oferece passeios de barco pelo rio Jaguaribe, partindo de Fortim com destino a outras praias, como Morro Branco e das Fontes, ambas em Beberibe. Elas seguem o ritual de Canoa Quebrada, com passeio de buggy e muito vento no rosto.
Fonte: Folha de S. Paulo
*Foto: Divulgação