Árvore de Natal de Niterói está instalada no Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade
Na última quinta-feira (8), a Prefeitura de Niterói inaugurou a árvore de Natal do Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade. Com 15 metros de altura, a árvore fica em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Agricultura, ao lado da pista de Skatepark Duda. Já a iluminação integra o Natal do Amanhã, organizado também pela Prefeitura, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).
Árvore de Natal de Niterói
Assim que escureceu, dezenas de famílias começaram a chegar ao horto para apreciarem a árvore de Natal de Niterói. Além da árvore, a decoração conta com caixas de presente, bolas de enfeite e um presépio. Com mais de 3.000 micro lâmpadas de luzes coloridas, uma das caixas de presente fica na passagem de pedestre, entre as duas pistas da Alameda São Boaventura. A ideia é que a estrutura sirva como um túnel para chamar o público para dentro do Horto.
Além disso, também foi instalado um trenó na Alameda São Boaventura, com quatro renas e um Papai Noel, na esquina da Avenida João Brasil. As vias da Alameda, nos dois sentidos da pista, também ganharam uma decoração com estrelas cadentes.
Segundo destacou prefeito de Niterói, Axel Grael:
“A árvore está linda. Esse é um período em que as pessoas buscam oportunidades de congraçamento. E o horto é esse local, um lugar muito importante da nossa cidade, em especial da Região Norte. Toda a decoração, bem como a programação de shows e as atividades que propusemos para cá têm como objetivo dar alegrias às famílias que vêm aqui. Acho que todos, assim como eu, vão se emocionar.”
Decoração em todo o município
E não para por aí! A decoração do Natal do Amanhã está em toda a cidade e também conta com pontos de luz nas principais avenidas como Jansen de Mello e Marquês do Paraná, no Centro, Roberto Silveira, em Icaraí, Quintino Bocaiúva, em São Francisco, Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, e Alameda São Boaventura, no Fonseca. Os bairros de Santa Rosa, Jurujuba, Ingá, Santa Bárbara, Engenhoca e Piratininga também receberam luzes natalinas. Também há diversas praças com decoração especial, como no Centro, Fonseca e Ponta D’Areia. Em São Francisco, a mais tradicional árvore da cidade foi inaugurada na última quinta (1º), na Praça do Rádio Amador.
Segundo explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa:
“O Horto do Fonseca recebeu um presépio no coreto. São milhares de lâmpadas e estamos também colocando uma dessas caixas de presente iluminadas do lado de fora do Horto. É um convite para que, aquele que passe, venha visitar o local. Já o trenó, com o Papai Noel e quatro renas, ficará como se estivesse suspenso sobre o rio da Alameda.”
Já o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão, ressaltou que a cada árvore inaugurada, além da beleza e do encanto do Natal, proporciona aos niteroienses uma ampla programação musical, com muitos artistas da cidade, que vai se estender até o dia 23 de dezembro.
Transporte para ver a árvore de Natal de Niterói
A Prefeitura de Niterói recomenda que os visitantes da Árvore de Natal deem preferência ao transporte público ou utilizem a bicicleta. Os motoristas podem usar o aplicativo da NitTrans, que mostra em tempo real o trânsito nos principais corredores viários da cidade e é uma ferramenta gratuita para auxiliar a população. O app, desenvolvido em parceria com a empresa Engie e hospedado na plataforma própria de sites da Prefeitura de Niterói pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, pode ser acessado por meio do site NitTrans appnittrans.niteroi.rj.gov.br no navegador Google Chrome para usuários Android ou no navegador Safari para usuários iOS (Apple).
Niterói Solidária
Por fim, durante todo o mês, será possível fazer doações para a campanha Niterói Solidária, para ajudar aqueles que mais precisam. A campanha vai ter pontos fixos de arrecadação em todas as atrações do município. É possível ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade doando alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza.
*Foto: Reprodução